O Reiki, cultivar a Paz, a Calma e a Confiança
Para compreendermos o que é o Reiki, temos que compreender que tudo é energia, o Reiki tem uma perspectiva holística sobre o Homem e a realidade que o rodeia e na qual está inserido.
Reiki significa:
Energia Universal (Rei = Universal, Ki = energia)
O Reiki é uma terapia complementar e integrativa, onde se depreende que um tratamento é realizado através de uma técnica de contacto leve ou, mesmo sem contacto, do local afectado no corpo ou seguindo um processo de tratamento que visa a aplicação em várias partes do corpo, sempre respeitando a integridade do utente.
Esta técnica visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral. (Associação Portuguesa de Reiki).
Este sistema terapêutico é utilizado actualmente em praticamente todos os países do mundo, tendo-se desenvolvido nos últimos anos muitos métodos terapêuticos semelhantes, que derivam deste método original.
Trazer para o corpo físico mais energia e vibração amplia a nossa consciência a respeito dos nossos desafios interiores.
Como um pequeno diamante a nossa luz interna expande-se com esta energia, para tal, não necessitaremos de rituais complicados, nem de uma sabedoria ancestral, necessitamos sim, de ter uma intenção de cuidar e de permitir que sabiamente a energia flua para onde mais falta fizer em nós.
Todos os dias o praticante vai adoptando uma disciplina própria com o Reiki, permitindo-se polir o seu diamante interior acedemos claramente à sua intuição, sanando algumas “sombras” e regressando por essa via à sua paz.
“A compreensão de que os estados mentais negativos são convertidos em bioquímicos que podem provocar doenças ajudou os cientistas e os médicos a perceberem porque as pessoas cronicamente deprimidas tem 4 vezes mais hipóteses de ficarem doentes”. (Penélope Quest).
Terapias para a mente e corpo, incluindo o Reiki, a Meditação, o Yoga, o controlo da respiração, são comummente aconselhados para ajudar numa variedade de problemas físicos, tais como a asma e a tensão alta, problemas psicológicos e mentais como a ansiedade aguda ou ataques de pânico.
No dizer do pensador norte-americano Harvey Spencer Lewis (1930),
“O ser humano é uma alma revestida por um corpo e não um corpo animado por uma alma”.
” Concentrando-nos em nós, descobrimos a nossa própria capacidade de agir construtivamente face às múltiplas situações de tensão e de pequenos conflitos, de dilemas e paradoxos do dia a dia.
Mikao Usui, fundador do Reiki, instituiu cinco princípios para o desenvolvimento interior dos praticantes: Só por hoje não se preocupe, só por hoje não sinta raiva, honre os seus pais, professores e idosos; ganhe a sua vida de forma honesta; seja bondoso e grato com todos os seres vivos.” No plano individual, é muitas vezes nos momentos de grande sofrimento físico ou psíquico que o homem revê a sua postura, a sua forma de pensar e de agir, admitindo ter contribuído para a situação que o infelicita.” (Luís Portela).
Aproveitando esta oportunidade de aceder à verdade, poderá expandir o seu Eu até um campo mais amplo de Consciência, identificando-se progressivamente com a Harmonia Universal…
O Reiki permite aumentar a sua energia e a sua capacidade de livre-arbítrio, praticar princípios que potenciam o seu bem estar e alcançar a sua verdadeira paz.
Fernanda Afonso António | Mestre e Professora de Reiki Usui Shiki Ryoho e Karuna